domingo, 23 de novembro de 2008

Tibete e a mídia

Este ano o mundo ouviu falar muito sobre o conflito no Tibete, conflito este que existe a 50 anos.A diferença é que antes ele não estava tão evidente. Como este ano as Olimpíadas foram na china, a guerra que lá existe foi um prato cheio para a mídia.
A china sendo um palco do espetáculo esportivo, foi exatamente o que os tibetanos precisavam para gritarem ao mundo tudo aquilo que estão vivendo a anos. Toda a repressão que a china lhe impõe.
Mas eu fico me perguntando, a mídia ajudou ou não esta questão? Por um lado, o mundo pode ver o que estava abalando os tibetanos, por outro, com toda essa revolta, ouve momentos em que a mídia acabava mostrando o Dalai-lama e os monges budistas como pessoas agressivas. Nessa "tentativa de imparcialidade" eles, algumas vezes, esqueciam de lembrar à população a repressão imposta pelo governo chinês, tendo em vista que o Tibete sempre buscou a paz e a liberdade de uma forma espiritual. O governo com o desenvolvimento chinês teme a postura tibetana. Por isso a guerra.
Pois é, mais uma vez a mídia reacende uma chama, mostrando ao mundo questões esquecidas. Mas existem muitas outras coisas para serem lembradas.

Um comentário:

Molly disse...

Quando fede, fede mais perto de quem bufou. E nem adianta sair anadando pra disfarçar.