quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Cinema Digital

Tudo começou quando George Lucas decidiu inovar em seu filme,"Star Wars - Episódio II: O Ataque dos Clones". E o que fazer pra inovar? Então, em 2002, foi estrelado o primeiro filme de ação inteiramente digital."A maioria dos cinemas utilizou conversões em 35 mm do filme, mas algumas salas utilizaram projetores de filme digital. Películas não foram utilizadas nesta produção.".
Com isso vários outros cineastas aderiram esta nova tecnologia. E aí começa a revolução tecnológica cinematográfica.
O cinema digital, substitui o químico- antes utilizado- pelos bits e bytes. Esta é a sua idéia principal, que contribui para o barateamento da produção, já que esta nova forma é capaz de armazenar muito mais informações do que a maneira analógica, que é limitada. Além da manipulação que é facilitada, pois um computador pode facilmente modificar os bits e bytes, mas não pode mudar muita coisa quando se trata de uma filmagem analógica.
Pois é, assim como a fotografia mudou o cinema também mudou, afinal eles andam juntos. Mas diante dessas mudanças eu fico me perguntado. Será que com essa facilidade o cinema vai ser banalizado assim como esta acontecendo com a fotografia?
Pois hoje em dia qualquer pessoa pode fotografar, qualquer coisa é só editar no photoshop.
Tenho medo que o cinema se torne artificial demais....

Um comentário:

kursch disse...

Eu não considero banalização. Considero que quanto mais pessoas puderem produzir conteúdo, cada vez mais o público ficará rigoroso.

As cameras digitais, por exemplo. Qualquer um pode produzir um vídeo e jogar no YouTube, mas nem todos tem o respaldo popular. Não adianta ter um câmera se você não tiver uma boa idéia. Acho que esse princípio vale também para a fotografia e para o cinema. Do que adianta ter o melhor material se não tem um bom roteiro, etc? :B

Recomendo esse vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=NLlGopyXT_g